domingo

Atualizações Do Android Kitkat Para Motorola Razr HD e Seus Problemas

Qualidade dos Produtos - Atualização do Razr HD XT 925A motorola liberou a atualização de android do Razr HD XT-925 para a versão Kitkat. Muitos usuários ficaram felizes, no entanto, tanto a atualização para a versão Jelly Bean 4.1.2, quanto a versão  Kitkat (4.4.2) apresentaram suas graves anomalias.

Vamos falar a respeito de cada atualização disponibilizada ao longo do tempo e dos problemas que você pode enfrentar ao atualizar o seu Razr HD.

Não atualize seu razr hd XT-925 antes de ler este post, mas se atualizou, leia mesmo assim. Serão relatados os problemas e possíveis soluções de outros usuários (Não recomendado pelo Qualidade Dos Produtos).


CARACTERÍSTICAS COM O ANDROID ICE CREAM SANDWICH 4.0.4



Apesar do motorola Razr HD XT-925 ter saído de linha, o aparelho ainda apresentou boa aceitação e vendas antes de seu fim. Na maioria das lojas o smartphone era vendido com a versão ICS 4.0.4.

Esse celular obtinha suas características mais atraentes como: saída HDMI, boa duração de bateria, gravação em HD, 4G e bom custo benefício. Dessa maneira o celular acabou chamando atenção de muitos.


AUTONOMIA DE BATERIA

Autonomia de bateria Razr HD XT 925 - Qualidade dos Produtos

Com essa versão de android (ICS 4.0.4) o smartphone apresenta uma boa autonomia de sua robusta bateria de 2.530mA, funcionando com uso moderado de aplicativos na rede 2G, 3G, 4G ou wifi é possível durar o dia inteiro. Embora algumas pessoas reclamem que a bateria só dura um dia ou menos, os smartphones de outras marcas com características parecidas conseguem perder em duração de bateria se comparado com a linha RAZR.

Quem já usou um Iphone, por exemplo, não poderá reclamar da bateria de um XT 925.


Digo por experiência própria, após um ano e 9 meses de uso do Razr HD XT925 com a mesma bateria ainda está dando para usar o celular quase o dia todo sem carregar. Perdeu um pouco da capacidade de carga de quando era novo, é claro! O tempo da bateria deste meu motorola XT925 ainda consegue aguentar por pelo menos umas 14 horas com um uso moderado do celular diário (wifi conectado na maior parte do tempo; e 3G conectado por umas 4 horas por dia, whatsapp, ligações, etc.).


Creio que após 2 anos seja necessário a compra de uma nova bateria, já que esta bateria vem recebendo carga diariamente.


CÂMERA FRONTAL DE 8 MEGAPIXELS



A foto da câmera do razr hd não é das melhores se comparado com um celular equivante da samsung ou iphone. Até a câmera do razr d1 de 5 MP é melhor do que a do razr HD em se tratando de fotos.

Você deve estar pensando: "Mas como comparar uma câmera de 8 Megapixels do razr hd com uma câmera de 5 Megapixels do razr d1"?

A resposta é simples, o razr hd apresenta fotos fora de foco, principalmente quando ela está configurada para automático ou você toca na tela para focar, isso na versão ICS 4.0.4. Muitas das vezes o aparelho não ajusta o foco corretamente e a foto fica muito desfocada. A câmera do razr d1 com o jelly beam tem um ótimo foco para uma câmera de 5 MP, além de ela detectar e focar o rosto das pessoas.

Outro quesito que a câmera do Razr HD peca é quando tira fotos à noite com o flash ligado, as fotos ficam escuras (ICe Cream Sandwich 4.0.4).

Infelizmente, a instalação de outros aplicativos para tirar foto no razr hd XT925 ICS não compensam muito devido às poucas funções, falta de eficiência e a exibição de anúncios do app. No entanto, alguns apps melhoram um pouco o ajuste do foco, mas nem tanto.

Mas em relação à gravação de vídeo em alta definição ela é muito boa e tem qualidade.

DESEMPENHO DO CELULAR



Com a versão Ice Cream, o celular funciona normalmente podendo apresentar alguns "engasgos" durante a passagem de uma tela para a outra, mas isso não atrapalha e quase não se nota.

Quando há vários aplicativos em aberto como google chrome, whats, e-mail, skype e facebook, daí sim haverá lentidão, ainda mais o facebook por ser pesado. Apesar do razr ter uma memória interna de 1GB de memória RAM, no sistema ICS ele só apresentará 824 MB. Entrei em contato com a Motorola para saber a respeito, mas eles informaram que isso é normal, o restante de memória não informa no sistema por estar em uso no aparelho Razr XT925.

O interessante é que outros celulares android informam 1GB RAM nas aplicações usadas no sistema Android de várias versões. Estranho isso, não?

ATUALIZAÇÃO DO RAZR HD PARA JELLY BEAM 4.1.2



Muito cuidado com esta atualização. Talvez, só atualizem para esta versão de android somente se você pretende atualizar para a versão KitKat 4.4.2 em seguida. E, é recomendável que seu celular não esteja roteado (não pode estar configurado para root). Vou explicar porquê!

Primeiro que seu celular estiver configurado para usuário root quando atualizar poderá causar alguns bugs no sistema android. Já há chances de ocorrerem bugs sem root, imagina com root!

Esses bugs podem ir desde aquecimento e consumo rápido da bateria, até travamentos e anomalias no sistema do seu celular android. Para fazer o downgrade exige conhecimento avançado e alto risco de não dar certo e danificar o sistema.

Repito, esse bugs podem acontecer mesmo com a atualização 100% sem erros.


ATUALIZAÇÃO DO RAZR HD PARA KITKAT 4.4.2 E SUAS CARACTERÍSTICAS


Atualização do Razr HD XT-925Para Kitkat - Qualidade dos ProdutosEsta atualização (Kitkat 4.4.2) trouxe algumas melhoras e mudanças no sistema em geral, mas também alguns pontos negativos. 


Pontos Positivos

Vamos falar alguns pontos positivos da atualização do android Kitkat:

1. O desempenho do celular em geral tem apresentando menos engasgos e mais velocidade que ICS 4.0.4;

2. A qualidade do foco da câmera e controle de brilho noturno melhorou bastante. O ajuste de foco do Razr Xt925 é mais preciso que nas versões anteriores de android. No entanto, está com mais fragilidade para deixar a foto embaçada, qualquer movimento na câmera no momento da foto pode deixar a foto embaçada.

3. O sistema não fica travando tanto quanto o ICS, na verdade, raramente travou comigo.

4. A autonomia de bateria teve uma pequena melhora, mas que pode passar despercebida por muitos usuários. Possivelmente seja porque a bateria não esquenta mais como nas versões anteriores do android. No ICS por exemplo, a bateria esquentava demasiadamente e sem grandes processamentos do Smartphone;

5. Carregamento inicial do android está mais rápido;

6. Quando a bateria acaba, o celular pode iniciar sistema com bateria a 1%. Na versão ICS só podia reiniciar o sistema android quando a bateria estivesse recarregado pelo menos 5%.

7.  A função GPS funciona normalmente no Kitkat do Razr HD. Na versão Ice Cream 4.0.4 o GPS era muito ruim.

Pontos Negativos


Pontos negativos sobre a atualização do Razr:

1. Nas configurações do KitKat, na seção de "aplicativos" e "em execução" é possível perceber que a memória disponível informa 802 MB total, diferente do ICS que informa 824 MB total;

2. Os botões de atalho no momento do desbloqueio (ligação, mensagem, sonoro ou silêncioso) do celular não estão mais disponíveis. Somente há a possibilidade de habilitar câmera antes do desbloqueio; 

3. Na parte superior do smartphone, os ícones de transmissão de dados 3G e Wifi ficam cinza ou transparente agora, e não tem mais as setas (para cima e para baixo) que indicam envio ou recebimento de dados;
Sinal Cinza 3G Kitkat - Qualidade dos Produtos

4. A conexão 3G desaparece de repente, o ícone some. Às vezes, isso pode acontecer com frequência e demorar bastante até voltar ao normal, daí se tornar necessário entrar em modo avião por alguns minutos e depois sair do modo avião. Se isso não resolver, desligue e ligue seu celular.

5. Não há mais a opção Reiniciar sistema no celular. Somente Desligar, Modo Avião e perfis de sons;

6. O que considero muito irritante: um pipoco ou estouro que sai do alto falante imediatamente quando você: recebe uma mensagem, toca ou troca uma faixa de música, envia mensagem no whatsapp, abre ou fecha determinados aplicativos, etc... E isso não dá pra resolver, a não ser se enviando para uma assistência técnica. 

Dica: se pretende enviar para a assistência, informe que isso ocorreu logo após a atualização do android. Eles podem abrir uma garantia especial por não ser problema de hardware, eles já sabem disso. 

7. Não é mais possível apagar registros de várias ligações selecionadas, apenas apagar um registro de ligação por vez ou apagar todas.


Conclusão

Após a atualização via OTA (Over The Air) houve algumas melhorias e outros pontos negativos. Dependendo das funções que você utiliza com mais frequência no seu celular, pode ser viável fazer a atualização por exemplo, se você utilizar o GPS com certa frequência ou tirar fotos. Mas atente-se ao pontos negativos para que não se arrependa após a atualização. Se não usa muitas funções no seu celular, aconselho manter a versão antiga!

Deixei os pontos negativos para ajudar as pessoas para que não fiquem passando nervoso com bugs que terão que conviver pelo resto de tempo da vida útil do aparelho! Com outros modelos de aparelhos podem aparecer outros pontos negativos após a atualização de android.

Segundo alguns usuários mais corajosos na internet, que eu tive contato, há uma maneira de fazer atualização de android "manualmente" sem que o Kitkat do Razr HD seja comprometido com bugs indesejáveis, como pipocos, invisibilidade de sinal 3G inoportuno, etc...Pelo programa de atualização de firmware RSD Lite.

  • No entanto, qualquer erro ou falha durante a atualização de firmware pode danificar seu aparelho, ocasionando falha de inicialização e outros problemas mais graves. Outra coisa, se futuramente pretender fazer qualquer downgrade pelo RSD Lite, procurei sobre isso na internet e descobri que é muito mais difícil e arriscado do que atualizar o aparelho! Tentei fazer isso e tive que conviver com meu celular iniciando sempre em modo boot failure, toda a vez que o aparelho é desligado sou obrigado a reiniciar em modo de recuperação e escolher normal boot (botões Volume para cima + desligar com o celular desligado). Então, tive que aturar meu Kitkat assim. Não recomendo!

Se você tem coragem de arriscar e fazer a atualização manualmente, sugiro estudar muito sobre o assunto na internet por fontes seguras e falar com alguns usuários por alguns dias. Eles sugerem baixar a versão Retail BR do Jelly Beam no computador e desbloquear bootloader. Mas isso exige muito estudo e vários passos que não podem ser pulados ou esquecidos.

Atenção: Qualidade dos Produtos não recomenda fazer atualização de software de android e não se responsabiliza por eventuais falhas.

Apenas esperamos ajudar com informações e relatos de outros usuários acerca de possíveis soluções, que por sua vez, são arriscadas e ocasionam na perda de garantia do smartphone.

Esperamos ter ajudado.

Receba nossas atualizações grátis:

Nenhum comentário:

Postar um comentário