terça-feira

Melhores Operadoras de Canais Por Assinatura Combo (internet, Tv e telefone)

TV, Internet e Telefone Pacotes Combo - Qualidade de ProdutosCom tanta demanda para acesso à internet por aparelho móveis (celulares, tablet, etc.) e em computadores domésticos e a ampliação da TV digital e o abandono da TV analógica, muitas operadoras de telefonia criaram pacotes combo com TV por assinatura via cabo ou antena, telefone, internet fixa residencial e até móvel (3g ou 4g) num único plano, que pode ser pago mensalmente e que, exige durante o primeiro ano, um contrato que, se cancelado de alguma forma, renderá multas ao usuário.



Acontece que nem toda operadora é boa de verdade em quesito de qualidade de canais SD e HD, velocidade da internet, pacote de internet, atendimento e suporte quando necessário, muito diferente do que eles anunciam a todo momento na TV. Cada operadora (Vivo, Claro, Oi, Sky, Net, GVT, etc.) têm seus planos atrativos e anúncios exagerados ou que não mostram a realidade, quase toda grande empresa faz esse tipo de propaganda enganosa, não importando muito a satisfação do cliente, e sim a quantidade de clientes presos ao primeiro ano de "contrato".

Algumas operadoras oferecem pacotes de internet móvel atrativos, mas, geralmente, são pacotes para planos pós pagos em vez de pré pagos. Então, tome cuidado para não ultrapassar limites!


Vamos falar aqui sobre a qualidade de serviços, suporte, qualidade de canais digitais e qualidade da internet contratada de algumas operadoras e qual a melhor operadora de TV, internet e telefone.

Se você precisa colocar TV por assinatura ou plano de internet fixa na sua casa e tem algumas opções de operadoras, pesquise muito bem antes de contratar. Antes de mais nada, leia o post e você terá mais certeza de qual é a melhor operadora para você.



TV a Cabo ou Antena

Melhores TVs por Assinatura - Qualidade de Produtos

Além de conferir a programação da TV, a primeira coisa a se levar em consideração quando falamos de melhor TV por assinatura, já que a maioria das operadoras trabalha com antena e não via cabo, é a baixa qualidade que essas antenas que recebem o sinal digital via satélite (Vivo ou Telefônica, Sky, Claro), há uma perca na qualidade do sinal dependendo das condições climáticas e, em alguns casos, da localidade da antena. Qualquer chuvinha pode interferir na qualidade dos canais da TV e até derrubar o sinal, daí você fica sem canais na TV e não há o que possa ser feito.

Quando o sinal vem via cabo, por exemplo, a Net TV, a qualidade da imagem é muito melhor e alumas condições climáticas não interferem na qualidade do sinal, a não ser um problema de queda de eletricidade, raios, comprometimento da fiação nos postes, etc.

Muito cuidado com essas propagandas de TV por assinatura. Existem muitas operadoras "vendendo gato por lebre". 

As operadoras querem vender seus planos a qualquer custo, não acredite nas várias vantagens que eles oferecem, há muita dor de cabeça e enganação por trás dessas conversas, vou mostrar porque logo a frente.

Vamos falar das principais operadoras de TV por assinatura digital: SKY, Vivo, Net, Oi, Claro,  GVT e Livetim. 

SKY

SKY TV - Qualidade de Produtos

Realmente a Sky tem o maior cobertura de canais HD do que outras operadoras. Há muitas pessoas comprando planos de TV digital (Sem HD), plano Sky Livre que é pago somente uma vez e você tem o plano básico de TV digital (Não é HD), e o plano Sky onde você paga mensalmente e escolhe qual pacote deseja utilizar, HD ou digital e quais canais. Lembrando que é necessário ter uma TV LCD ou de Led para que suporte a qualidade em HD.

O grande problema é que, a Sky tem um grande nome que acaba atraindo muitos clientes. Esses clientes pensam que é um há canais que tem qualidade. Mas infelizmente, a Sky está sendo conhecida como TV youtube por muitas pessoas, devido a pessíma qualidade em alguns canais, que lembram vídeo assistidos no youtube em 360p. 

Os canais em HD da Sky também deixam a desejar, ainda mais quando é comparada àquela antena digital que era comprada por qualquer pessoa, sem plano mensal nem operadora, onde você podia ligar num conversor digital ou na própria TV de LCD que possuía conversor digital embutido, sabe? Então, Sky HD não parece ser em HD de verdade, isso porque há uma grande compressão de canais, por possuir muitos canais armazenados há uma perca na qualidade dos canais existentes.


Vivo Combo

Combo Vivo: Internet, Tv e Telefone - Qualidade de Produtos
Fonte: www.telefonica.com.br 

O pacote Vivo é comparado com a de seus concorrentes (Net, Claro, etc.), tanto em preço como quantidade de canais. O problema está na baixa qualidade de TV por antena, mas falaremos isto mais a frente.

O mesmo que acontece com a Sky parece acontecer com a operadora Vivo TV (antiga Telefônica). Infelizmente a Vivo parece perder em vários quesitos também, mas primeiro vamos falar da qualidade da Tv digital por assinatura da Vivo.

A Vivo, atualmente, trabalha com dois tipos de tecnologias em transmissão de TV: DTH e Fibra Ótica


  • A DTH é a tecnologia que utiliza um sistema de transmissão de canais via satélite e utiliza uma antena para receber a transmissão dos canais;
  • Na Fibra Ótica o sinal da TV chega por cabos de fibra ótica. 
Ambas as tecnologias utilizam decoders (decodificadores) para receber e distribuir o sinal para a TV. Você precisará entrar em contato com a operadora para saber qual tecnologia está disponível. Aconselho que instale a fibra ótica, por ser mais estável e ter maiores velocidades de internet a preços acessíveis.


DTH da Vivo

Fonte: oarthur.com

A TV por assinatura com antena é ruim, em alguns canais parece que você está assistindo "TV Online Grátis" da internet. 

Então, exatamente por você ouvir a frase "imagem 100% digital" da atende da vivo, você acaba confundindo "imagem digital" com imagem de qualidade. Quando é instalada a antena digital da Vivo TV na sua casa, daí você percebe que o sinal digital mais parece vídeo do youtube (com algumas partes quadriculadas e embaçadas quando assistido em TV de LCD ou Led de 32 polegadas para cima), principalmente os canais abertos (por exemplo, o SBT).

Os canais em HD da Vivo necessitam da assinatura do pacote HD e são exibidos em números de canais a parte (a partir do canal 800 atualmente), não incluindo canais abertos. 

Fibra Ótica da Vivo

A tecnologia de fibra ótica (cabo de fibra ótica, ou seja, sem antena) é muito mais estável, ou seja, os canais não vão ter tanta interferência com condições climáticas (chuva, ventanias, raios). Mas a qualidade dos canais não melhora muito. 

Com a fibra ótica a internet chega a velocidades incríveis de 100 MB, velocidade de internet utilizadas por empresas, enquanto o plano básico de internet popular está em 1 MB.


Internet Banda Larga da Vivo

Internet Banda Larga Vivo - Qualidade de Produtos
Fonte: www.softicons.com

A transmissão da vivo pode variar de região para região. Normalmente é uma qualidade regular, isso vai depender se sua região já tem fibra ótica!

Os problemas mais ocorridos com essa operadora em relação a banda larga é a demora para entrega do modem e qual modem eles entregam. Se você pede internet de 2mb, por exemplo, pode receber um modem básico e de baixa qualidade, que você terá que configura-lo manualmente. Ele é meio complicado. Eu mesmo recebi 2 modens com defeito, não detectava ip. E olha que tenho conhecimento avançado de redes e trabalho com isso!

Há a possibilidade de você receber um roteador wifi da Vivo, isso vai depender do seu plano contratado ou da sorte!

Em geral a internet não cai com frequência e se mantém estável.

Suporte Técnico da Vivo

Há um outro grande problema que eu mesmo vivenciei com a Vivo, o suporte técnico e atendimento telefônico, ou seja, o pós venda, simplesmente é o pior que já encontrei, comparando com outras operadoras.

No suporte telefônico da Vivo é normal que eles peçam um número de celular pessoal, mesmo quando o problema não é com a linha telefônica da Vivo, isso porque há uma grande possibilidade da ligação cair, várias vezes, quando você é transferido para outro setor ou atendente. E eles não retornam a ligação!

Outro grande problema é que o técnico que, na maioria das vezes, vem na sua casa durante a semana em horário comercial (horário que possivelmente pode não haver alguém em casa), mesmo que você agende que só está em casa tal dia e em certo horário. Do nada eles podem te ligar no seu horário de trabalho e vão informar que estão próximo da sua casa.

A instalação também é meia complicada, pois para cada serviço contratado da Vivo há um dia, horário e um técnico diferente. Além da demora para instalação de cada serviço contratado, você pode perder um "pouco" de sua paciência e seu tempo durante as instalações e no telefone do suporte técnico.

NET Virtua

NET Virtua - Qualidade de Produtos
Fonte: servicos.netcombo.com.br 

A Net Virtua ou Net possui uma das melhores pontuações em porcentagem de transmissão de sinal entregue para cliente final, não fica em primeiro lugar no país, mas e muito boa em relação a serviço e suporte. Isso porque a Net utiliza transmissão cabeada, o que melhora e muito a transmissão, ao contrario do sinal por antena. 

Além de possuir uma instalação rápida se comparada com outras operadoras. Onde só é preciso passar o cabo externo até a parte interna da residência. Contudo, já vem os 3 serviços mais utilizados, TV, internet e telefone, numa só instalação.

TV a Cabo da Net

O sinal da Net TV é uma das melhores que já usei. Infelizmente o sinal digital da Net TV nunca vai ser a das melhores se comparado com a antena digital comprada particularmente (que oferece sinal em HD de alta resolução), mas ainda assim ganha em qualidade comparada com outras operadoras. Sua Tv por assinatura em HD também é ótima e pega os canais abertos e fechados também (dependendo do plano de assinatura).

Pode ser que aconteça do sinal da Net TV cair por ocorrência externa, como condições climáticas ou falhas no sistema da NET. Acontece de vez em quando, mas isso depende da região em que você mora, umas regiões apresentam mais falhas que outras. Geralmente quando você liga no suporte o próprio atendente automático te informa que houve um problema no sinal e o tempo estimado para resolução do problema. O que facilita muito em questão de tempo e informação via telefone!

A programação da Net também é interessante, portanto, o preço pode não ser muito barato. Podendo variar de acordo com os combos da concorrência.

Internet Banda Larga da Net

Na maioria dos casos, a NET lidera em sinal de banda larga. A qualidade do sinal é boa e não cai com frequência, lembrando que isso depende da região instalada.

O sinal de internet é estável e, ás vezes, ultrapassa um pouco o valor contratado, dependendo de região para região.

Suporte Técnico da NET

Um dos melhores suporte técnicos que já necessitei. Além do tempo no telefone ser rápido (poucos minutos), o agendamento e tempo para que um técnico vá em sua região é melhor do que outras operadoras.

Na maioria dos casos, o secretário eletrônico da NET informa um menu de opções mais prático e já informa se detectou um erro no sinal de sua transmissão (TV, internet ou telefone). Não há muitos anúncios de serviços ou enrolações de menus.

Oi

Oi Banda Larga Velox - Qualidade de Produtos
Fonte: portalcostanorte.meionorte.com 

Os serviços da OI Combo são parecidos em relação a TV digital e internet da vivo. A Oi ainda briga com Vivo para saber quem consegue ter menos qualidade em internet. A Vivo e a Oi possuem baixa média de transmissão de internet no Brasil.

Em algumas regiões do Brasil a Oi Velox oferece um bom/regular sinal de internet e estabilidade do mesmo. No entanto, há regiões em que o sinal é pobre e instável, ou seja, a internet da Oi Velox pode ficar caindo em momentos críticos em finais de semana. 

OBS: Sempre lembrando que a qualidade da internet pode variar de região para região.

Suporte Técnico da Oi

Pode ser que você passe um pouco de raiva com o suporte técnico da Oi, por eles irem em sua residência (área externa) e irem embora sem aviso prévio e, após irem embora, o suporte entra em contato e avisam que o problema foi resolvido ou informam que o problema é interno e que o cliente deve resolver!

Conclusão Sobre o Combo da Oi

Resumindo: Se você tiver outra operadora melhor para escolher...então escolha outra!

Claro

A operadora Claro tem serviços de internet fixa, internet móvel, TV e telefone. Seu custo parece ser atrativo, porém tome muito cuidado, o plano de internet NÃO é ilimitado. Há vários planos de internet limitada, onde se usá internet pagando determinado valor até alcançar a quantidade de dados baixados, exemplo 1 GB de download. As condições valor de uso de dados de internet além do limite são estipulados pela operadora.

O valor do telefone da claro é atrativo e parece ter bom custo benefício, mas é melhor verificar com cuidado para saber o que o plano tem de benefícios e o pacote oferecido. 

A qualidade da TV parece ter mesma qualidade de Oi.

GVT

A GVT possui alto desempenho de transmissão de internet no Brasil, concorrendo com a Live Tim. Em termos de qualidade de internet, a Live Tim e a GVT lideram no Brasil. No entanto, a GVT não possui grande cobertura na cidade de São Paulo.

Muitos usuários de banda larga informam que a internet da GVT é muito boa e a conexão não cai muito. Mas isso pode depender de região para região.

LiveTim

A Livetim tem bons planos com alta velocidade de internet e um pacote de internet ilimitado para download. Nesses planos são oferecidos modens com wifi.  

Só que a banda larga da Livetim pode cair com certa frequência se você for usuário doméstico. Isto porque o modem da Livetim apresenta alguns bugs e travamentos. Isso pode depender de região para região, mas há relatos na internet que o modem da Livetim apresenta falha no kernel e cai a conexão, e pior, ela não volta sozinha, você tem que desligar e ligar o modem após alguns segundos desligado.

Conclusão

Deve-se levar em consideração cada serviço que será utilizado pelo cliente final. Para se obter um melhor aproveitamento de qualidade de serviço oferecido pela operadora. 

Definir a melhor operadora de internet, Tv e telefone é muito complexo e deve-se verificar todos os serviços fornecidos e colocá-los numa balança.

O ideal é verificarmos os quesitos mais importantes para acharmos a melhor operadora de assinatura combo (básicão), verificando qualidade e pacote de TV por assinatura, qualidade da internet banda larga e pacote ilimitado de download, pacote de telefone por preço e suporte técnico.

Na minha opinião, a Net é a melhor operadora atualmente: a Net Tv, internet (popular) e telefone oferecem uma melhor qualidade por preço oferecido. 
  • Tanto a NET TV oferece ótima qualidade nos canais abertos e fechados, como ainda tem um pacote HD que também serve para os canais abertos, diferente da VIVO por exemplo;
  • O telefone tem um pacote de minutos agradável para um pacote básico; 
  • A internet popular oferece qualidade de entrega e estabilidade.;
  • O suporte da Net também é muito mais prático do que outras operadoras, já que o atendente automático já informa o problema na maioria das vezes. Quando cai num atendente pessoal, é mais rápido também, ou seja, não tem uma porção de menus no telefone para digitar vários números.
Se puder evitar outras operadoras, evite!

Receba nossas atualizações grátis:

Nenhum comentário:

Postar um comentário